segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

deus e o UNIVERSO


Desde milhares de anos pessoas vem se perguntando onde estão e como estão. Logo foi lhe atribuído explicações de que esse lugar foi formado pelos elementos principais e também por seres divinos. Como era de se esperar de uma religião que surgiu depois dessas “explicações”, o cristianismo também atribuiu ao mundo uma ótima explicação de sua existência.

Um ser divino chamado de deus (inicial em minúscula por que ele não é nada comparado ao que dizem ser o criador) criou o Universo (Terra) em sete dias e sete noites, com todas as suas belezas hoje presentes (não na época, que hoje sabemos, não tinha tanta beleza assim, até porque esse planeta já ferveu em lavas). Aí começaram a descobrir que a Terra em que vivemos não era o único lugar do vasto Universo, e que tampouco era o centro deste. Mas mesmo assim essa história prosseguiu, com umas modificadas necessárias, que talvez tenham vindas do divino - ou não. Porém alguns intelectuais duvidaram dessa conversa. E pensaram e trabalharam duramente até descobrir outras possibilidades da ocorrência desse evento - a Criação. Fizeram seus experimentos e de certa forma comprovaram. Os mais crédulos dizem: como esse Universo surgiu do acaso? O que tinha antes deles? Até que alguém rebate: por que não? A última resposta do crédulo seria: O Universo não pode surgir do acaso, mas deus pode. É, talvez esse deus seja muito poderoso mesmo, ninguém sabe nem a causa de sua existência, mas lhe atribuem à Criação. Não soa estranho essa afirmação?

O que eu quero dizer é, primeiramente, que o cristianismo assim como muitas outras religiões, não tem nem se quer, criatividade. E em segundo lugar, como em outros posts, eu quero alertar à você que se pode encontrar uma maneira de resolver um problema racionalmente, sem buscar a religião.

21 comentários:

  1. Para a Igreja Católica o Universo foi criado por Deus sim, mas não em 7 dias e em 7 noites. Para nós, católicos, o tempo de Deus não é igual ao nosso, portanto, não pode ser marcado por dias, anos, semestres, horas... Essas foram formas humanas de se descrever a criação. A evolução existe, lógico! Pois, "Deus disse: 'Faça-se a luz!'" (Genesis 1;3), a luz se fez, não Ele quem fez, mas Ele ordenou que ela se fizesse, então ela se fez, como tudo se fez, como tudo evolui!
    E assim como o mundo, a Igreja também evolui. Se antes ela pensava que só existia a terra e a terra era o centro de tudo, é porque não tinham como saber; temos que lembrar que o pensamento da galera antiga é ANTIGO, faziam e falavam coisas pensando que estavam certos... (Como muitas mulheres fazem hoje, matam crianças no ventre de suas mães, o que é ASSASSINATO, e acham correto!)

    Não estou aqui para bater de frente com vocês, mas sim para mostrar a visão da Igreja quanto ao que vocês dizem. Não farei ironias assim como vocês fazem ("E cuidado com o que diz, talvez seja pecado...).
    obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. sim, respondi alguns outros posts que achei interessante, verifique

    ResponderExcluir
  3. Vc se acha o inteigente, Ne? Cuidado que quem quer saber demais acaba n sabendo de nada! Falar de forma desrespeitosa de Deus, o nome inclusive mais falado e respeitado no mundo, p vc, o sabe tudo, pode n ser pecado, mas fica claro, sua falta de maturidade e RESPEITO! cuidado guri, a rasteira pode ser grande! E n é pq Deus vai castiga-lo n pq como pai ele é tolerante, é a vida! Mas da p entender, é a idade...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo 1-
    Sim, concordo com você, a terra não foi criada em 7 dias, mas querendo você ou não a explicação de que o tempo de Deus difere do nosso tempo, foi criada após os próprios católicos perceberem a tamanha tolice. Ele ordenou que a luz se fizesse e a luz se fez, logo existe evolução? Ordenar que algo seja criado do nada, não quer dizer que do nada ela também venha a evoluir, ou seja, argumento falho e ingênuo.
    Você tocou em um ponto importante, os povos antigos não tinham como saber determinadas coisas, mas as doutrinas fundamentalistas que são ensinadas ainda hoje são dos povos antigos onde faltava conhecimento. Me parece até burrice seguir e admirar esses dogmas onde você mesmo disse ter vindo dos povos sem conhecimento.
    Espero que você não confunda em uma discussão, Deus com religião, porque afinal, são coisas totalmente diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo 2-
    Não, não me acho inteligente.
    Não acho que quem quer saber demais acaba sem saber de nada, porque o saber é tão subjetivo e vago quanto o Deus que você aparenta acreditar.
    É, concordo, as vezes sou imaturo. A idade me castiga nesse ponto de vista, mas nada que um dia eu não supere.
    Acreditar e não acreditar não tem absolutamente nada haver com idade, porque afinal, seria muito mas fácil um imaturo acreditar em algo que a grande maioria acredita do que por muitos motivos não acreditar, concorda?
    Estou bastante acomodado com pessoas que utilizam esse tipo de argumento, porque mostra mais uma vez que não sou o único imaturo.

    ResponderExcluir
  6. "Ordenar que algo seja criado do nada, não quer dizer que do nada ela também venha a evoluir, ou seja, argumento falho e ingênuo."

    Se você é ateu, então, você crê que tudo foi criado do nada, né não? Então, algo que foi criado do nada (nem ordenado isso foi) também vai evoluir do nada? Percebe isto? Se meu argumento é falho e ingênuo, o seu é dobradamente...

    "Me parece até burrice seguir e admirar esses dogmas onde você mesmo disse ter vindo dos povos sem conhecimento."

    Minha religião não é baseada em povos antigos... isso era antes de Jesus Cristo vir ao mundo. Depois dEle, tudo se tornou claro. Se Jesus veio e CONFIRMOU o que os antigos falaram, os antigos estavam certos. Mas temos que lembrar que esses antigos também eram homens, que erram e acertam. Acertaram em relação a vinda de Jesus e muitas outras coisas, e erraram também. Falamos agora do pessoal que errou depois da vinda de Jesus, estes também homens pecadores, erraram sim, mas pensando sempre na salvação! Se queimaram muitos na fogueira, foi na ignorancia, achando que era assim que se expeliam demônios e maus espíritos... O que se peca na ignorancia, não é tão cobrado no dia do julgamento.
    “Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé" (Col 2,7)

    "Espero que você não confunda em uma discussão, Deus com religião, porque afinal, são coisas totalmente diferentes."

    Não, Deus e religião não são coisas totalmente diferentes. Uma leva a outra. Pelo menos minha Igreja(santa e católica)foi fundada pelo próprio Jesus Cristo, quando temos "Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que te revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mateus 16:15-19) vemos o próprio Jesus falar que iria edificar a Igreja dEle em cima de Pedro (um pecador, que o negou três vezes, mas mesmo assim, Jesus o fala "Apascenta minhas ovelhas" João 21; 17). Então pelo menos a Igreja CATÓLICA é algo relacionaDISSIMO a Deus, pois o que for ligado nela, será ligado nos céus, o que for desligado nela, será desligado no céu... Jesus, o Salvador, quem falou! Se Ele falou, tá falado (Não vá me dizer que não acredita na existência de Jesus, o MAIOR revolucionário de todos os tempos, quem dividiu o tempo em antes de Cristo e depois de Cristo! Você pode até não acreditar que Ele seja Deus encarnado, mas você tem que concordar que Ele fez muito pelo mundo, abraçou a humanidade de um modo lindo.) Por isso digo, Deus é a cabeça e a Igreja, o corpo. A Igreja é algo SANTO dirigida por PECADORES. Então, não falo dos protestantes e etc, mas minha Igreja e Deus andam JUNTOS. Até o fim, como nosso Senhor Jesus Cristo falou.

    ah, eu também gostaria de perguntar sobre o que você acha do antigo e novo testamento? Acha que são meras coincidências? todas as profecias que se cumpriram, são só coisas que acabaram acontecendo AO ACASO?

    obrigado pela atenção mais uma vez.

    ResponderExcluir
  7. "Ordenar que algo seja criado do nada, não quer dizer que do nada ela também venha a evoluir, ou seja, argumento falho e ingênuo."
    Preciso perguntar a você então, NO QUE VOCÊ CRÊ? como você acha que o mundo foi feito? veio assim, do nada?
    Se meu argumento é falho e ingênuo, o seu é dobradamente. Oras, acreditar que o mundo aconteceu do nada é tenso. E não me venha com a história do big bang, todos nós conhecemos e acreditamos que assim se foi, mas sob uma FORÇA DIVINA.

    "Você tocou em um ponto importante, os povos antigos não tinham como saber determinadas coisas, mas as doutrinas fundamentalistas que são ensinadas ainda hoje são dos povos antigos onde faltava conhecimento."
    Você já parou para conhecer a Bíblia, aprender sobre ela? Para um livro se estar na Bíblia, é preciso MUITO estudo, se não tiver tudo certinho, não é colocado lá. Né qualquer besteira que entra lá não. Por isso existem livros APÓCRIFOS, que são aqueles que não foram inspirados pelo Espírito Santo (que Jesus manda em Pentecostes, leia sobre). Certamente esses antigos já erraram em MUITAS coisas, mas acertaram em muitas outras também. o nome disso? inspiração pelo Espírito Santo. Porque você acha que muitas coisas que os profetas do antigo testamento profetizaram se cumpriu anos e anos depois? Porque eles estavam cheios do Espírito Santo. Espírito Santo esse, que habitou em Maria, que era virgem, e deu origem ao Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo. Espírito Santo esse que habitou na prima de Maria, Isabel, que não sabia que a mesma estava grávida e falou "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" (Lucas 1, 42-43). Espírito Santo esse que vem e repousa nas pessoas (um momento lindo, procure saber como acontece isto). Espírito esse que é a 3ª pessoa da TRINDADE (Pai, Filho e Espírito Santo), e não me venha perguntar como um Deus ao mesmo tempo é três, porque eu perguntaria o mesmo da água, que é líquida, sólida e gasosa e no ponto tríplice, é a junção de todas (não sabia disso? então vá estudar FÍSICA). Seguimos não os ensinamentos do POVO ANTIGO, e sim do próprio JESUS CRISTO. O Emanuel, o Deus conosco. Ele mesmo vem mudar o que muitos antigos faziam. Como o evangelho de hoje fala, Ele veio e quebrou a regra de que o SÁBADO era o dia de Deus, onde ninguém podia fazer nada... Então Ele vem para restituir, e nós seguimos então a Palavra desse Deus que se fez carne, não aos antigos, esses vieram só para profetizar. Quanto aqueles que erraram depois de Jesus vir ao mundo? Bem, esses, erraram por ignorância. Erraram colocando pessoas para serem queimadas na fogueira? LÓGICO! Mas naquela época era esse o pensamento (imbecil, concordo), que os demônios só podiam sair através do fogo, eles só queriam a salvação daqueles que foram a fogueira.

    "Espero que você não confunda em uma discussão, Deus com religião, porque afinal, são coisas totalmente diferentes."
    Muito pelo contrário. Deus e religião são semelhantes sim, uma vez que o próprio Jesus criou a Igreja Católica "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mateus 16; 18-19), Pedro, um PECADOR, que negou Jesus 3 vezes! Mas mesmo assim, Jesus ressuscitado veio e disse "Apascenta as minhas ovelhas." (João 21; 17). Isto prova mais uma vez que Deus usa dos HOMENS PECADORES para realizar Sua obra. Não porque Ele precisa, afinal Ele é Deus, mas sim por Ele querer precisar. Deus e religião estão COLADAS, pelo menos no CATOLICISMO. Espero ter esclarecido os pontos comentados.

    ResponderExcluir
  8. Eu digitei o primeiro comentário e deu erro. Não tinha copiado, por isso fiz o segundo. Mas vejo que pegou, então por mais que falem a mesma coisa, é falado de forma diferente. Vale a pena ler os dois

    ResponderExcluir
  9. http://umjovemcetico.blogspot.com/2010/09/aborto-nao-deve-ser-crime.html
    comentei seu post, favor ler e responder

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei como tudo surgiu, assim como ninguém sabe e nunca saberá, mas a teoria que eu enxergo mais validade é a do BigBang. Como você se mostrou acreditar no BigBang vamos pular os detalhes. Você diz que por trás do BigBang há uma força divina, mas como você tem certeza disso? Existe apenas uma maneira de optar por uma coerência, e essa coerência é a lógica, você não acha mais lógico acreditar apenas no BigBang? Ou acreditar que por trás do BigBang, surgiu absolutamente do nada um ser onipotente, onipresente, onisciente e mais inacreditável ainda benevolente? Eu posso provar como 1+1 é igual a 2 que o BigBang é um fato, mas não tenho como provar o que aconteceu anteriomente ao BigBang, assim como você também não. A possibilidade de que por trás do BigBang exista um divindade com as características que você acredita que ele tem é tão pequena quanto a possibilidade de eu me tornar cristão.

    A evolução ocorre de diversas maneiras, da mutação a seleção natural, e como podemos ver é uma dádiva do tempo e não de um maestro, pois o tempo foi criado a partir do BigBang e como você pode ter visto eu não acredito em uma divindade por trás de tudo isso, não apenas por descrença, mas por falta de evidência científica, pois evidência emocional é completamente subjetiva.

    Preste atenção na minha afirmação: "Espero que você não confunda em uma discussão, Deus com religião, porque afinal, são coisas totalmente diferentes." O que essa frase quer dizer, é que em uma discussão a existência de deuses diferem de suas respectivas religiões na forma de prova. Você concorda que os atos cometidos pela sua igreja seja debitada na conta do seu Deus? Provavelmente não, mas no seu comentário você afirmou que sua igreja apesar de ser regida por homens, representa Deus, logo ele é sim responsável pelos atos cometidos pela mesma, seja eles bons ou ruins.

    Eu acredito que Jesus existiu, mas não acredito que foi o mais sábio dos homens que já pisou os pés na terra, pois muitos dos seus ensinamentos derivam do budismo que é bem mais antigo do que o próprio cristianismo. Também não acredito que o mesmo seja filho do Deus a qual ele mesmo se referia e muito menos acredito que ele tenha nascido de uma virgem.
    Mas acredito que ele foi um homem muito inteligente, pois só um homem com tamanha inteligência conseguiria fazer o que ele supostamente fez e que em alguns casos de fato fez.

    O que afirmaram no velho testamento, de que um messias estava por vim etc... com tais afirmações fazer se tornar real seria bastante fácil. Uma mulher cometeu adultério e para não ser apedrejada até a morte, afirmou que o feto que no seu ventre estava era filho do divino, pois ela era "virgem", fácil e simples.
    Sobre previsões de um futuro distante, é vago afirmar que de fato aconteceu, pois as afirmações são subjetivas e sempre sempre partem de algo que provavelmente aconteceria, como também irá acontecer: Guerras, sangue e muita destruição, ou seja, o vidente da esquina lá de casa provavelmente também está certo.

    Espero ter saciado sua sede. =)
    Eu responderei sempre que puder, estou sem muito tempo. =\
    A, se quiser eu apago o segundo comentário, ou o primeiro, fica a seu critério.
    OBS: Não se sinta ofendido com a parte do adultério.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. "Para a Igreja Católica o Universo foi criado por Deus sim, mas não em 7 dias e em 7 noites."

    "Deus disse: 'Faça-se a luz!'" é o que está escrito na Bíblia, e no mesmo livro está escrito que foi em 7 dias e em 7 noites. E se você acha que foi os escritores da Bíblia (que por acaso incentivaram o início da religião) que inventaram esses dias e noites. Você logo estará afirmando que Deus e Religião são distintos, o que não se acerta com "Deus e religião estão COLADAS, pelo menos no CATOLICISMO."

    Esse tipo de coisa me deixa confuso, pois não disponho de tanta inteligência. Por favor você poderia me esclarecer?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Fé é crer naquilo que não se vê. Vocês acham que acreditar num Deus é tolice simplesmente por não haver provas, mas como você acredita no bigbang se você não o viu?você estava aqui quando só existia "lavas" e oceanos no mundo? posso chamá-lo de tolo também? Não, porque eu tenho respeito pelos outros. Acho que vocês deveriam fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  13. "Provavelmente não, mas no seu comentário você afirmou que sua igreja apesar de ser regida por homens, representa Deus, logo ele é sim responsável pelos atos cometidos pela mesma, seja eles bons ou ruins."
    Se você lesse um pouco a bíblia, saberia que Deus deu o livre-arbítrio para o homem FAZER seus caminhos e escolhas.

    ResponderExcluir
  14. "Fé é crer naquilo que não se vê. Vocês acham que acreditar num Deus é tolice simplesmente por não haver provas, mas como você acredita no bigbang se você não o viu?você estava aqui quando só existia 'lavas' e oceanos no mundo? posso chamá-lo de tolo também? Não, porque eu tenho respeito pelos outros. Acho que vocês deveriam fazer o mesmo."

    Será que não temos evidência de nada disso? Será que vocês tem realmente respeito pelos outros grupos étnicos? Pense nisso.

    "Se você lesse um pouco a bíblia, saberia que Deus deu o livre-arbítrio para o homem FAZER seus caminhos e escolhas."

    Então nada é causal? Obrigado pelo comentário (mais contradições).

    ResponderExcluir
  15. "Fé é crer naquilo que não se vê. Vocês acham que acreditar num Deus é tolice simplesmente por não haver provas, mas como você acredita no bigbang se você não o viu?você estava aqui quando só existia 'lavas' e oceanos no mundo? posso chamá-lo de tolo também? Não, porque eu tenho respeito pelos outros. Acho que vocês deveriam fazer o mesmo."

    Vou responder com um texto do físico João Magueijo.
    Peguei um cano e coloquei um gato dentro, e do outro lado do cano coloquei um rato desavisado, e logo em seguida escutei o barulho do gato e um gemido de rato. Com base nos conhecimentos de comportamento de gato e rato podemos deduzir o que aconteceu. Ou seja, com base nos conhecimentos que temos sobre o universo podemos deduzir com bastante certeza a existência do BigBang.

    ResponderExcluir
  16. E quem disse que o bigbang não existiu?
    A pessoa que disse isso tentando se basear pelo menos na Igreja Católica, errou.
    O bigbang de fato existiu.
    Mas como tudo, o bigbang só aconteceria se tal união de matéria e anti-matéria saisse do repouso, e como se sai do repouso? Aplicando uma FORÇA. Se antes de tudo, só havia isso, quem aplicou essa força?
    Chame de força, eu chamo de DEUS.

    ResponderExcluir
  17. Se estamos aqui é porque temos certeza que ele saiu do repouso, caso contrário nem eu nem você existiríamos. Nós conseguimos observar como era nosso Universo no seu primeiro instante, mas não sabemos como era antes, nem porque ele surgiu, mas isso não quer dizer que um ser divino foi quem deu início. Se pode-se dizer que foi Deus quem deu início, poderíamos ao mesmo tempo dizer que não foi ele quem deu, e se eu consigo rebater o seu argumento com seu próprio argumento significa que seu argumento não convence nem um macaco. Você achará que eu não respondi sua pergunta, e eu realmente não respondi porque não obtenho das informações necessárias para poder responder uma pergunta da qual talvez ninguém saiba a resposta.

    E se você chama força de Deus, coloque isso na sua prova de Física e diga que Fé é a unidade de medida, se você acertar você está sabendo do assunto, se não...

    ResponderExcluir
  18. Ah, então você, físico, poderia me explicar como saiu do repouso? Mistério.
    Me explique como uma onda se propaga sem matéria, quando a física tb fala que F= m.a (força é igual a massa vezes a aceleração, caso você não tenha estudado).
    Me explique a gravidade. Me explique a osmose. Me explique a apoptose das células. Me explique porque ocorrem mutações no DNA humano. Me explique como a junção de H2 e O, ambos gasosos, dão em água. São coisas que ACONTECEM, EXISTEM, mas não tem explicação, ninguém sabe PORQUE essas coisas acontecem.
    Do mesmo modo que você não consegue me explicar o PORQUE isso acontece (não me venha com explicações "ah, na osmose a água vai para o meio hipertônico" que não é esse tipo de pergunta que eu estou fazendo, se você me entende), eu também não sei explicar Deus. Mas do mesmo modo que a osmose acontece, que as ondas se propagam, que a gravidade nos puxa para o centro da terra, que as células que detectam erro se matam, Deus também existe. Você não vê. Eu não vejo. Mas mesmo assim, Ele é (e não me venha com "Ele é o que?" que isso é demais. o próprio Deus se explica assim. "Sou aquele que Sou"). vc e eu somos pequenos demais para entender o mistério do universo, o mistério do Criador. somos ignorantes, apenas. com o livre arbitrio de decidir onde colocamos nossa fé

    ResponderExcluir
  19. Rapaz eu não sou doutor em nenhuma das áreas, mas que tem pessoas que conseguem explicar os exemplos acima citados, tem.

    Não sei ao certo como ele saiu do repouso, mas que existem provas de que ele era assim, existe. Como por exemplo o movimento dos planetas que vão se distanciando cada vez mais, desse modo tem se que eles eram juntos.

    Nós também não fazíamos ideia do porquê de as plantas ficarem verdes, hoje já sabemos a resposta, e acredito que você saiba, ainda que não tão profundamente, como eu. Não sabíamos porque a Terra girava em torno do Sol, hoje já sabemos. Quando ainda não temos a resposta, por que você coloca o mérito em Deus? Por quê seus pais lhe ensinaram que o certo é assim, e eles não estão errados, mas os cientistas - várias gerações deles - que dão a vida para pesquisar estão errados?

    ResponderExcluir
  20. Meus comprimentos, pelas palavras de sabedoria que você oferta neste blog. Creio em Deus piamente, mas, não em um Deus criado na mitologia e justificado em crença sem fundamento. Pra mim, Deus é uma força mistica que existe somente na consciência subjetiva, um sustento e um conforto psicológico. Não sei sobre a sua natureza, e quem tente explicá-Lo, não passa de um mentiroso ilusionista das massas. Muitas pessoas confundem Deus (conceito e atributo para tentar explicar uma grandeza que não se conhece a causa; com orientação moral, espiritual e não entendem que a única manifestação possível é a causalidade).
    Obrigado pelas explicações.

    ResponderExcluir

Escreva com calma, talvez o interpretem errado se não o fizer. E cuidado com o que diz, talvez seja pecado...